Palavra do Diácono Fábio

Prezados amigos e paroquianos!

Antes de iniciar as minhas palavras propriamente, gostaria de cumprimentar a todas as lideranças de nossa paróquia, começando pelo Padre Rodolfo, meu colega de ministério Diácono Simão Pedro, todos os coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos e sobretudo as lideranças da pastoral da comunicação, do passado e do presente, pelo esforço e dedicação em manter esta ferramenta de comunicação em massa ativa e eficaz.

Na era da tecnologia, um dos bens mais preciosos é a informação. E quando esta informação vem carregada de sentidos, de amor, de senso de justiça, de espiritualidade, baseado numa ideologia divina ela tende a produzir muitos frutos.

Uma coisa eu aprendi já no inicio das minhas atividades missionarias a muitos anos atrás, “ não desprezar a inteligência do povo e sua capacidade de análise “. Muito embora existam muitos caminhos que podem confundir a vida das pessoas, o amor e a Graça de Deus, fazem toda a diferença na vida da comunidade.

Portanto a evangelização pode ser feita presencialmente ou remotamente, por meios analógicos ou digitais, não importa, o que vale mesmo e Graça de Deus e o amor presente no meio do povo. Por isto, parabéns a todos os envolvidos da Pastoral da Comunicação.

Minha tarefa aqui neste texto é falar um pouco sobre minha atuação na paróquia, a colaboração na evangelização. Minha caminhada até chegar aqui é um pouco do ministério diaconal, pretendo falar um pouco de tudo, não necessariamente nesta ordem kkkkkkkkk….

Caminho que fiz até chegar aqui.

Venho de uma família tradicionalmente católica, e com boa formação na infância e adolescência na vida da igreja. Na juventude participei de grupos de jovens e de trabalhos comunitários. Sempre gostei de reuniões de grupos, confraternizações, cresci neste meio e ele contribui na formação da minha personalidade e no meu gosto de estar no meio das pessoas.

A partir de uma experiência pessoal em um encontro de casais em 1995, eu e minha esposa passamos a participar mais ativamente da vida da igreja, nos dedicando a grupos de estudos bíblicos, formação de novas lideranças, preparando pessoas para levar o evangelho e desenvolver trabalhos comunitários. Na pratica mergulhei no mundo da Bíblia e no aprofundamento das cartas do apostolo São Paulo, atividade esta muito utilizada na pedagogia do movimento de casais que trabalhávamos. Nossa área de atuação era a cidade de Tatuí, e Cesário Lange com especial destaque as comunidades rurais.

Minha atuação paroquial

Embora sejamos moradores no bairro já a 30 anos, comecei a dedicar me a trabalhos aqui na paroquial no pós missão em 2010. Pela minha experiência eu sabia que todo o esforço dos trabalhos pré-missão e missão poderiam acabar rapidamente se não houvesse lideranças que abrasassem a causa. Me ofereci ao trabalho e junto com mais alguns colegas iniciamos o pós missão, que pela Graça de Deus está prestes a completar em outubro de 2020, 10 anos de atividade. Esta é a minha praia, é o que gosto de fazer, estar em missão, estar com pessoas, conversar, interagir, ouvir, partilhar experiências, levar alegria e esperança, todas estas características estão presente no processo de evangelização.

Colaboração na evangelização

No meio de todo este processo missionário, acabei por ser convidado a ser um Ministro da Eucaristia e da Palavra e estar na coordenação do ministério. Deus sabe o que faz. Isto me abriu uma grande janela de oportunidades de ampliar a base de evangelização. Meu foco nos anos que estive a frente do grupo sempre foi o de espiritualidade e formação, pois acreditava, e ainda acredito que um homem e uma mulher estruturados em torno do evangelho se tornarão um esposo e uma esposa melhores e consequentemente melhores agentes de pastorais, sempre prontos para servir e assumir novos desafios. Organizamos retiros missionários, encontros de formação missionaria, encontro de ministros, aula de estudo bíblico, celebrações da palavra em casas de família, apoio social, sem contar a quantidade de eventos organizado pela própria Paróquia do qual fizemos parte. Enfim, encontrei na paróquia Nossa Senhora das Graças um terreno fértil para o exercício da evangelização.

Diaconato

Na área da filosofia é comum ouvirmos a expressão que “não nascemos prontos”, poderia até fazer uma analogia e dizer que não nasci diácono, mas o diaconato na minha vida foi uma consequência de todos esses trabalhos aqui enumerados. Provavelmente existiam pessoas na comunidade melhores e quem sabe, mais bem preparadas do que eu para ter sido escolhido diácono na paróquia Nossa Senhora das Graças. Penso que o fator determinante que motivou o nosso pároco anterior padre Jânio ( a quem particularmente sou muito grato) a me escolher como sendo o segundo diácono a ser ordenado, não foram os meus conhecimentos em teologia e liturgia e sim a minha capacidade de gerenciar pessoas e lidar bem com os conflitos que existem na comunidade o que são coisas naturais no desenvolvimento das pessoas. De qualquer forma o lema do meu diaconato é um trecho do livro do profeta Isaías quem diz “ Eis me aqui Senhor”, Procuro lembrar deste lema todos os dias e fazer dele a minha motivação para continuar a trabalhar na minha comunidade. Ainda tenho muito a aprender, mas conto sempre com as orações do povo de Deus que me sustenta. Aproveito mais uma vez para agradecer a todo o povo de nossa paróquia que tem profundo carinho por minha pessoa . Espero com amor e carinho honrar a confiança em mim depositada.

Deus lhes abençoe!

Diácono Fábio Rogério Vieira

Um pouco mais sobre o Diácono Fábio

Nome:

DN: xx/xx/xxxx

Esposa:

Filha:

Profissão:

Formação Acadêmica:

Data de Ordenação Diaconal: xx/xx/xxxx

Tempo de Atuação na Paróquia:

Caminho percorrido:

2024, Paróquia Nossa Senhora das Graças. Todos os direitos reservados.